PERGUNTAS FREQUENTES

Zipag é um serviço inovador, lançado em 2013 e já testado e aprovado por milhares de empregadores domésticos, seus representantes e escritórios de contabilidade. A plataforma calcula a folha de pagamento de salários e encargos, na forma da legislação do emprego doméstico e sua nova regulamentação, em vigor desde 2015. Os dados são sincronizados com o eSocial Doméstico, viabilizando o atendimento da legislação pelo empregador, mas evitando ter que acessar o portal do Governo para atualizar dados ou gerar cálculos.

O Zipag gera vários serviços complementares ao que o empregador tem no eSocial, tais como:
  • Calcula a folha automaticamente, todos os meses, e gera a guia de tributos para o empregador.
  • Possibilita pagar toda a folha em um único boleto. Assim, salários, encargos e benefícios são pagos pelo Zipag em nome do empregador. Os comprovantes bancários ficam postados permanentemente para consulta e impressão.
  • Opção para o empregador adquirir cartões alimentação e refeição, benefícios que valorizam o empregado e reduzem o custo da folha, uma vez que são isentos de encargos e não incorporam ao salário. É possível também adquirir um cartão salário para o profissional que não tenha uma conta bancária.
  • Suporte por equipe especializada.
Zipag é uma plataforma de pagamentos a profissionais domésticos registrados em carteira na forma da Lei Complementar no. 150, de 01/06/2015 (Lei do Emprego Doméstico). É sincronizada com o eSocial e calcula e envia automaticamente a guia de tributos (DAE) para o empregador. O empregador pode pagar a ou optar por emitir e pagar um único boleto totalizando encargos, salários e benefícios. Nesse modelo, o Zipag fará os recolhimentos e publicará no site os comprovantes autenticados.

A plataforma possibilita também adquirir cartões alimentação e refeição, benefícios que valorizam o empregado e reduzem o custo da folha, uma vez que são isentos de encargos e não incorporam ao salário. É possível também adquirir um cartão salário para o profissional que não tenha uma conta bancária.
O empregador (ou seu representante, ou o escritório contábil) pode continuar utilizando o eSocial a seu critério. Mas o Zipag facilitará muito esta tarefa. Veja algumas vantagens:
  • O Zipag gera automaticamente a guia DAE para o empregador sem que ele precise acessar o eSocial.
  • O Zipag é mais intuitivo, não exige fazer nenhum cálculo à parte nem ter conhecimento da lei. Tem controle de empréstimos, descontos, ajudas de custo, reembolsos e outras facilidades.
  • No Zipag, o empregador pode emitir um boleto único com o valor total da folha e pagá-lo até via DDA do seu banco. Assim, a guia DAE, salários e benefícios serão pagos pelo Zipag e os comprovantes ficam disponíveis na conta do empregador. O empregador não se esquecerá mais de pagar o salário nem a guia DAE e terá os comprovantes organizados automaticamente.
  • O empregador poderá também adquirir pelo Zipag cartões alimentação e refeição para seus empregados, benefícios que valorizam o profissional e reduzem o custo da folha, pois são isentos de encargos e não incorporam ao salário. É possível também adquirir um cartão salário para profissionais que não tenham uma conta bancária.
  • O Zipag pode ser acessado também por aplicativo. E no acesso por computador é possível gerenciar vários empregadores com único login.
  • O Zipag tem atendimento telefônico por consultores, nos dias úteis, das 08:30 às 18 horas, para tirar dúvidas técnicas, legais e trabalhistas.
Você trabalha em um escritório contábil? Com o Zipag você ampliará os serviços que já presta ao empregador, agregando esses e outros importantes serviços adicionais. Ligue e cadastre seu escritório!
Basta cadastrar o empregador no Zipag e inserir o código e senha de acesso ao eSocial, o que irá sincronizar automaticamente os dados dos domésticos ativos com o Zipag.

Feita a sincronização, o Zipag processará mensalmente a folha e encaminhará a guia DAE para recolhimento pelo empregador. A cada fechamento da folha, o empregador poderá optar por emitir e pagar um boleto único contendo o valor da DAE, salário e benefícios. Nesse modelo, o Zipag fará os pagamentos e publicará os comprovantes para acesso pelo empregador.

O empregador doméstico ou seu representante podem utilizar o Zipag sozinhos ou, se é o contador quem faz este trabalho, basta pedir a ele para passar a utilizar o Zipag. Nesse caso, nossa recomendação é adotar o boleto único, que evita que o empregador se esqueça de pagar o salário e a guia DAE e gera serviços complementares aos prestados pela contabilidade.
Sim. O empregador (ou seu representante) pode fazer tudo sozinho ou solicitar que o contador continue fazendo, mas passando a utilizar o Zipag. Com isso, o empregador poderá usufruir de serviços só disponíveis no Zipag, tais como (a) pagar um único boleto contendo o valor da guia DAE e dos salários e benefícios do empregado. Basta pagá-lo no DDA do internet banking e o Zipag fará os recolhimentos e pagamentos; (b) solicitar cartões alimentação e refeição para o empregado, o que reduz bastante o custo total da folha, pois o valor pago não incorpora ao salário nem é base para recolhimento de encargos; (c) facilidade no acesso ao sistema, para gerar folha de ponto, lançar adiantamentos, empréstimos, horas extras e faltas, simular rescisões e outras ações, com acesso por aplicativo ou computador.
Além das vantagens geradas para o empregador, o Zipag é uma importante plataforma também para o contador: sincroniza dos dados permanentemente com o eSocial e automatiza a gestão de vários empregadores em um único login no Zipag, eliminando a necessidade de acessar os empregadores um a um no eSocial. Ao utilizar o Zipag para um empregador, o escritório contábil poderá automatizar o processamento da folha de todos os domésticos de todos os clientes empregadores que atenda, simplificando seus processos internos.

Basta cadastrar cada empregador no Zipag e inserir o código e senha de acesso de cada um ao eSocial. Os dados dos empregados domésticos ativos no eSocial passarão a ser sincronizados permanentemente com o Zipag. A partir daí, a folha passará a ser processada pelo Zipag e a guia DAE será gerada para recolhimento pelo empregador. A cada fechamento da folha, cada empregador poderá optar por emitir e pagar um boleto único contendo o valor da DAE, salários e benefícios. Nesse modelo, o Zipag fará os pagamentos e recolhimentos e disponibilizará os comprovantes autenticados na conta Zipag de cada empregador. Após cadastrar os empregadores no Zipag, o escritório contábil deve solicitar suporte ao atendimento para agrupar todos os empregadores em único login.

Nossa recomendação é que os escritórios contábeis adotem o modelo do boleto único, o que evita extravio da guia DAE ou esquecimento de pagar o salário, uma vez que o pagamento de toda a folha pelo empregador estará a um clique, no DDA do internet banking dele. Além disso, o empregador poderá adquirir cartões alimentação e refeição para seus empregados, o que valoriza os profissionais e reduz bastante o custo total da folha, uma vez que o valor pago não incorpora ao salário nem é base para recolhimento de encargos. Nesse modelo, é possível também adquirir o cartão salário Zipag para empregados que não tenham uma conta bancária, evitando os pagamentos em dinheiro. Ou seja, com o Zipag o escritório contábil ampliará os serviços que já presta ao empregador, agregando importantes serviços adicionais.
Cadastre-se como empregador no Zipag ("Começar Agora” ou ”Experimente Grátis”), preencha as informações e siga as instruções para cadastrar o doméstico, inserir o código de acesso e senha do eSocial e sincronizar seu Zipag com o eSocial. Se ainda não tiver um cadastro de empregador doméstico no eSocial, acesse o portal do governo (https://login.esocial.gov.br/login.aspx), clique em Primeiro Acesso e siga as instruções para gerar um Código de Acesso e uma Senha e insira-os no Zipag (clicar na aba Minha Conta, no nome do Empregador e na aba eSocial). Não precisa cadastrar o profissional doméstico no eSocial, pois o Zipag faz isto automaticamente. Pronto! Será gerado um contrato de trabalho e etiqueta para colar na carteira de trabalho do profissional doméstico. Agora sua folha será processada automaticamente pelo Zipag sem você precisar acessar o portal eSocial.
Você poderá optar entre pagar diretamente a guia e o salário ao empregado ou emitir e pagar um boleto único com o valor de toda a folha. Nesse modelo, o Zipag fará os pagamentos pelo empregador e organizará os comprovantes na conta Zipag do empregador.
PLANO BÁSICO: o empregador paga um valor fixo mensal de R$49,90 cobrado mediante assinatura trimestral. Primeiro mês é sem custo, para avaliação pelo empregador. A cada mês, receberá por e-mail o cálculo da folha de pagamento com os seguintes documentos:
  • Recibo de salário (holerite);
  • Recibo de vale transporte(se for pago este benefício ao empregado);
  • Recibo de reembolsos (se for pago algum reembolso recorrente ao empregado);
  • Resumo da folha (detalhamento de encargos e proventos e descontos, por empregado);
  • Resumo de encargos (cálculo detalhado da guia DAE);
  • Recibo de adiantamento quinzenal (se aplicável);
  • DAE (guia do eSocial), para recolhimento pelo empregador.

PLANO PREMIUM: o empregador tem todas as opções do plano Básico, exceto a guia DAE, pois será recolhida pelo Zipag.
  • Ao invés de pagar a DAE, o empregador emitirá e pagará um Boleto único com o total dos encargos, salários e benefícios. O Zipag fará os repasses dos valores e disponibilizará os comprovantes autenticados na conta Zipag do empregador.
  • Nesse plano, o empregador não paga a assinatura mensal, mas o valor de R$ 59,90 por empregado, pagos no boleto único de cada folha.
  • O salário do empregado, pode ser creditado em conta bancária do profissional ou em cartão pré-pago, solicitado pelo empregador. Se optar pelo cartão salário, há incidência de tarifa única de R$19,00 pela emissão e tarifa de R$7,00 por saque nos caixas eletrônicos.
  • O empregador pode solicitar um cartão alimentação ou refeição, emitido com os dados do empregado e enviado para o endereço do empregador. Não há custo para emissão ou carregamento desses cartões.
Sim. Você pode experimentar sem pagar qualquer tarifa no primeiro mês, seja para emitir a guia DAE ou para automatizar os pagamentos através do boleto único.
Sim, a alteração do plano é automática, bastando escolher, a qualquer momento, entre pagar as guias diretamente, ou optar por emitir e pagar o boleto único, deixando que o Zipag faça os recolhimentos pelo empregador.
Sim. Os dados do Zipag estarão sempre sincronizados com os dados do eSocial. Portanto, se o empregador (ou seu representante) entender ser melhor continuar utilizando o portal eSocial, bastará acessá-lo e continuar a utilizar o portal público, onde estarão disponíveis todos os históricos anteriores.
Não. O Zipag é voltado unicamente para processar a folha e pagar salários e encargos de profissionais domésticos com registro em carteira, de acordo com a Lei Complementar no. 150, de 01/06/2015 (Lei do Emprego Doméstico).
Não. O Zipag deve ser utilizado unicamente como folha de pagamento e plataforma de pagamentos para profissionais domésticos registrados e contratados de acordo com a Lei Complementar no. 150, de 01/06/2015 (Lei do Emprego Doméstico). Esta legislação tem características de cálculo diferentes dos trabalhadores de empresas, por isso não é aplicável a trabalhadores regidos pela CLT.
Envie uma mensagem pelo formulário Contato ou ligue 4003-4933, nos dias úteis, das 08:30 às 18 horas.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.